Project Description

Moradia MG

DESCRIÇÃO |

Estudo Prévio para a remodelação e ampliação de uma moradia unifamiliar em Cabanas, Palmela.

O existente, uma modesta moradia construída por volta da década de 50 pelo avô do actual proprietário e cliente, que apresenta o seu interior já em fase de demolições. No seu tardoz, uma instalação sanitária e um pequeno hall, construídos à posteriori, e uma vasta área de alpendre. O lote apresenta um ligeiro declive de norte para sul e diversos anexos que poderão vir a ser objecto de remodelação no futuro.

As necessidades do cliente passam por adaptar o espaço às actuais necessidades de conforto, nomeadamente, corrigir a humidade por capilaridade e a entrada de luz natural no interior da moradia. É também intenção do cliente preservar a memória do que o avô com tanto esforço conseguira construir, sendo a opção natural, manter o desenho da fachada e o telhado existente. A gestão financeira possível do cliente avança a premissa de todo o processo ser realizado em duas fases – numa primeira a reabilitação e remodelação do existente com a conversão do alpendre num novo espaço interior que conterá um novo quarto; na segunda e última fase, a ampliação da moradia para sul, dotando-a com um novo quarto e uma suite.

A proposta final resulta num diálogo entre a formalidade do existente com a linguagem arquitectónica contemporânea e minimal da ampliação agora projectada.

PROJECTO | Remodelação e Ampliação de Moradia Unifamiliar

LOCAL | Cabanas – Palmela

DATA | 2014

PROMOTOR | Privado

FASE | Estudo Prévio